Doleiro Alberto Youssef, delator da Operação Lava Jato, é solto após determinação da Justiça Federal


O doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato, foi preso na segunda-feira (20) por determinação do juiz Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelo julgamento dos processos oriundos da investigação. A prisão ocorreu após o juiz levar em conta informações prestadas pela Receita Federal sobre o patrimônio do doleiro, que teria tentado comprar um helicóptero e um avião.

No entanto, a decisão foi revista pelo desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. Ao analisar um habeas corpus protocolado pela defesa de Youssef, o magistrado reconheceu a ilegalidade da decretação da prisão.

A defesa de Youssef alegou que a prisão foi decretada de ofício, ou seja, sem requerimento do Ministério Público Federal (MPF), e que o processo que deu origem à representação fiscal da Receita Federal estava suspenso. Além disso, argumentou que o doleiro está usando tornozeleira eletrônica, fato que afastaria a prisão preventiva.

Com a decisão favorável, Youssef foi solto e poderá aguardar em liberdade o andamento do processo.

Postagem Anterior Próxima Postagem