José Rainha é preso em São Paulo após liderar invasões


Dois líderes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FLN), José Rainha Júnior e Luciano de Lima, foram presos pela Polícia Civil no último sábado (4) na região de Presidente Prudente, em Mirante do Paranapanema (SP). A polícia afirma que eles são acusados de extorquir proprietários rurais. As prisões foram realizadas após mandados de prisões preventivas emitidos pela Justiça.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), as prisões não estão relacionadas com as ocupações de terras realizadas pelo FLN durante o carnaval na mesma região, quando nove propriedades rurais foram ocupadas pelo movimento.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, utilizou as redes sociais para parabenizar a ação da polícia e informar sobre as prisões. Em resposta, o FLN alega que as prisões são políticas e foram realizadas em retaliação às ocupações de terras.

Em nota, o movimento ainda ressaltou que tem denunciado a usurpação de terras públicas na região do Pontal do Paranapanema pelo agronegócio, e que os líderes têm o direito de se defender das acusações em liberdade. “Denunciamos a invasão de terras públicas pelo agronegócio no Pontal do Paranapanema. Terras públicas estas que o agro defende como sua à bala, expulsando, ferindo e matando, se necessário, os trabalhadores que ousam reivindicá-las”, denuncia a FLN.

Postagem Anterior Próxima Postagem