Lula tira Abin do GSI e transfere órgão de inteligência para Casa Civil


Poucas semanas após assumir o poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (2) a transferência da Abin do GSI para a Casa Civil da Presidência, comandada pelo ministro Rui Costa.

A mudança já está publicada no Diário Oficial da União. Com isso, a medida esvazia o Gabinete de Segurança Internacional, chefiado pelo general da reserva Gonçalves Dias.

Anteriormente, na gestão Bolsonaro, o cargo era ocupado pelo também general Augusto Heleno. A Abin, por sua vez, era dirigida pelo delegado da PF Alexandre Ramagem.

Na quarta-feira (1º), Lula recebeu no seu gabinete no Palácio do Planalto o delegado aposentado e ex-chefe da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, que deve ser indicado para comandar a agência.

O órgão é comandado interinamente pelo Saulo Moura da Cunha, oficial de inteligência que foi nomeado diretor adjunto.

— A Agência Brasileira de Inteligência – Abin, órgão integrante da Casa Civil da Presidência da República, criada pela Lei nº 9.883, de 7 de dezembro de 1999, é órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do País, obedecidas a política e as diretrizes estabelecidas em legislação específica — diz o primeiro artigo do ato.

O decreto também recebeu assinaturas de Rui Costa e da ministra da Gestão, Esther Dweck.

Postagem Anterior Próxima Postagem