Navios de guerra do Irã atracados RJ ameaçam segurança dos EUA, diz senador americano


O senador americano Ted Cruz afirmou que a entrada de dois navios de guerra do Irã em portos brasileiros “é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos americanos”. A declaração do republicano foi proferida nesta nesta terça-feira (2) em seu site oficial. As embarcações receberem aval do porto do Rio de Janeiro no último domingo (27) e devem entender até a sexta-feira (4).

Cruz diz, em nota, que os Estados Unidos têm leis antiterrorismo que preveem respostas “a essas ameaças”, incluindo aplicação de sanções contra o porto brasileiro e empresas que prestarem serviços às embarcações iranianas.

— Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde aportaram agora corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos – e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou dessas empresas brasileiras no futuro — diz o texto.

No documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é enquadrado como um “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses”. O senador frisa que Joe Biden deve tomar medidas imediatas contra a presença dos navios de guerra iranianos no Brasil.

— A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo — acrescenta o posicionamento.

Postagem Anterior Próxima Postagem