Mourão causa polêmica ao falar sobre regime militar como "importante legado"

O pronunciamento do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) no plenário do Senado, nesta quinta-feira (30), causou controvérsia e gerou críticas por parte de alguns setores da sociedade. Isso porque o ex-vice-presidente elogiou o regime militar de 1964 e afirmou que este período histórico deixou um "importante legado" para o Brasil.

Mourão iniciou seu discurso dizendo que os militares aprenderam com o regime e que foi neste período que a democracia brasileira foi fortalecida. Ele ressaltou que as reformas empreendidas naquele período dinamizaram a sociedade brasileira e fortaleceram a democracia, que, pela primeira vez na história republicana, teve um regime inaugurado sem golpe de Estado.

O senador ainda destacou que o período de 1964 a 1985 deixou um "importante legado" para o Brasil e "foi responsável por criar as condições para que as instituições políticas, econômicas e sociais funcionassem na plenitude democrática".

No entanto, as declarações de Mourão geraram críticas de diversos setores da sociedade, que lembraram os inúmeros casos de violações aos direitos humanos cometidos durante o regime militar, incluindo a censura à imprensa, a perseguição política e a tortura.

Diversas organizações de direitos humanos também manifestaram sua indignação com as declarações do senador. Para elas, é inaceitável que um representante do povo brasileiro elogie um período em que os direitos fundamentais foram sistematicamente violados.

Em resposta às críticas, Mourão disse que os militares conseguiram aprender com a história, ao contrário daqueles que "insistem em tirar o 31 de março do seu lugar, que é a história". Ele ainda afirmou que os militares brasileiros conhecem muito bem o seu papel nesta democracia, fruto de suas origens, de sua formação e pela história.

No entanto, para os críticos do senador, o fato de ele elogiar o regime militar é uma prova de que ele não entendeu as lições da história. Para eles, é importante lembrar os horrores cometidos durante este período para que não se repitam no futuro.

As declarações de Mourão também geraram debate nas redes sociais, com muitos usuários expressando sua indignação e...

Continue lendo

Postagem Anterior Próxima Postagem