Presidente do STM busca ampliar poder da corte militar e inicia ofensiva política no Senado


O tenente brigadeiro Joseli Parente, buscando concretizar uma grande aspiração pleiteada por seus antecessores na justiça militar, já na segunda semana do seu mandato busca estreitar laços com políticos influentes. A Justiça Militar da União tem atualmente dois grandes projetos, o primeiro deles é fazer parte do Conselho Nacional de Justiça e o segundo é absorver os processos relacionados à questões administrativas militares, que atualmente são julgadas pela Justiça Federal da União.

Advogados especializados em direito militar acreditam que a migração de questões administrativas para a justiça militar, chefiada por membros da cúpula armada, pode acabar prejudicando principalmente os militares de baixa patente, que geralmente lutam para recuperar direitos perdidos por falhas administrativas das instituições armadas.

Na terça-feira, 21 de março, Joseli Parente esteve com o senador Eduardo Gomes. O senador é o autor da PEC4, que é a emenda constitucional apresentada a pedido da justiça militar da união para propor ao legislativo a concessão de um assento no Conselho Nacional De Justiça.

A visita do brigadeiro ao Senado foi estratégica, se encontrou com peças chave para a concretização do sonho do generais ministros da justiça militar. Além do encontro com parente esteve com Davi Alcolumbre e com Hamilton Mourão, este último foi designado para relator da citada PEC.

Postagem Anterior Próxima Postagem