Demitido da Globo diz que só quis "abrir os olhos" das pessoas e desabafa sobre futuro no jornalismo


Essa última lista de demitidos da Rede Globo parece ter pego os funcionários de surpresa.

Muitos têm ido às redes sociais lamentar o desligamento da principal emissora do Brasil.

O jornalista Fábio Turci é um deles.

Após a rescisão de contrato, o repórter se consolou em um longo, melancólico e triste texto na internet.

O profissional começou escrevendo que passou 20 dos 48 anos de idade na TV dos Marinho e que a televisão que, um dia, pareceu o "caminho", hoje, o dispensou, e ele não sabe por onde recomeçar.

- Hoje, aquele adolescente é um quarentão que acaba de sair da frente das câmeras. A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe deu licença, hoje, pra continuar. Por onde? Sei lá. O mundo mudou muito. Não é uma questão de não ter pra onde ir. É uma questão de escolher qual caminho tentar - desabafou.

Citando as mudanças do mundo nos últimos anos, a forma de enxergar o Brasil por quem vive no exterior e a função do jornalismo que é levar a notícia correta à população, Turci se despediu da emissora e disse que só se empenhou em "abrir os olhos dos outros".

- Enxergando o que não enxergava antes, voltou ao Brasil, voltou a São Paulo. E quis ajudar a abrir outros olhos. Sim, o jornalismo permite isso. Lembra daqueles dois cursos na faculdade? Os anos ensinaram que era tudo um só. Porque jornalismo e gente são indissociáveis. Ou deveriam ser - lamentou.

Turci era considerado um dos principais plantonistas dos telejornais de São Paulo, onde atuava, e até chegou a cobrir a colega Renata Lo Prete na apresentação do Jornal da Globo em fevereiro de 2022.

Postagem Anterior Próxima Postagem