General do Exército defender afastar da política para preservar a atuação profissional


Desde que assumiu o comando do Exército, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva tem buscado manter a instituição militar afastada de questões políticas e focar no trabalho dos profissionais da área. Em uma entrevista ao jornal O Globo, Paiva afirmou que seu principal meta é manter a imparcialidade da instituição e evitar debates políticos que possam afetar a atuação dos militares.

Uma das medidas adotadas pelo general foi a interrupção da tradição do Ministério da Defesa de publicar mensagens referentes à data de 31 de março, que marca o aniversário de 59 anos do golpe militar. Embora não tenha recebido mensagem oficial neste ano, o clube militar do Rio de Janeiro realizou um almoço em homenagem à data, mas sem as exaltações ao período da ditadura que eram comuns nos anos anteriores.

A postura adotada pelo general Paiva de manter a instituição afastada de questões políticas tem gerado discussões no meio militar. Alguns defendem que os militares devem se posicionar em relação aos acontecimentos políticos do país, enquanto outros acreditam que o Exército deve se manter neutro e focado em sua missão institucional.

A demissão do general Júlio...

Continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem