Lula enfrenta recorde de índice de reprovação no início do terceiro mandato

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, a aprovação do governo Lula é considerada "ótima" ou "boa" por 38% dos brasileiros, enquanto 29% o classificam como "ruim" ou "péssimo". Outros 30% avaliam como "regular". Esses números representam os piores índices para o petista em seus três mandatos.

Em 2003, quando Lula chegou ao poder pela primeira vez, ele tinha 43% de aprovação e apenas 10% de reprovação em três meses de governo. Já em 2007, no início do segundo mandato, seus três primeiros meses foram aprovados por 48%, enquanto 14% reprovavam.

O índice atual de "ruim/péssimo" de Lula iguala sua pior marca nos oito anos anteriores de governo, vencido em 2005, durante o escândalo do mensalão. Agora, são apenas nove pontos que separam o índice positivo dos números negativos.

Nos bastidores, o levantamento gerouu alerta na ala governista. O crescimento da rejeição é um dos temas que mais preocupam o PT desde o período pós-eleição. Enquanto os números apontam tendência de alta dos que rechaçam a atual gestão, o índice de compradores que consideram que Lula fez mais do que o esperado é de 18%. Para 51%, Lula fez menos pelo país do que o que esperava em três meses no poder.

Em outra frente, tratados internamente como objetivo para os próximos três meses, ministros do governo e lideranças do...

Continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem