Janones quer criminalizar o ‘bolsonarismo’ por estimular o ódio e o preconceito

 

O deputado federal André Janones (Avante-MG) gerou polêmica ao anunciar sua intenção de apresentar um projeto de lei para “criminalizar o bolsonarismo” no país. Janones, que integrou a comunicação digital da campanha do presidente Lula, utilizou as redes sociais para expressar sua opinião sobre o assunto.

De acordo com o deputado, o bolsonarismo é uma ideologia que estimula o ódio e o preconceito e idolatra torturadores, o que não pode ser aceito em uma democracia. Janones afirmou que ninguém até o momento teve coragem de enfrentar esse tema, mas ele tem a coragem necessária para apresentar um projeto de lei que criminalize essa prática.

No entanto, a proposta do deputado gerou controvérsias e reações contrárias de diversos setores da sociedade. Para muitos, o projeto seria uma forma de censura e uma ameaça à liberdade de expressão e de pensamento.

O ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestou sobre o assunto. Em um pronunciamento, Bolsonaro afirmou que a proposta de Janones é uma clara tentativa de calar a oposição e que não irá permitir que isso aconteça.

Outros políticos também se pronunciaram sobre o assunto. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamou a proposta de Janones de “aberração jurídica” e disse que a medida é uma forma de perseguir e silenciar os apoiadores do governo.

O deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP) afirmou que a proposta é uma afronta à democracia e que Janones deveria se preocupar em criar leis que beneficiem a população, em vez de tentar calar a oposição.

A proposta de Janones deve ser discutida nos próximos dias no Congresso Nacional, e a expectativa é de que haja muita polêmica e discussão em torno do assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem