Lula dá quase duas voltas ao mundo e bate recorde de viagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a completar 120 dias de mandato e já quebrou um recorde: é o chefe do Executivo que mais viajou nos primeiros quatro meses de governo desde o fim do regime militar. Lula já passou 18 dias fora do Brasil, o que corresponde a 15% do tempo de sua terceira gestão.

Desde o início de 2023, o presidente já realizou quatro viagens internacionais e visitou sete países, percorrendo quase duas voltas pela Terra. Ele retornou da China no último domingo (16) e já embarcará para Portugal e Espanha nesta sexta-feira (21), somando 76 mil quilômetros percorridos em viagens internacionais até o momento.

A primeira viagem internacional de Lula foi para a Argentina, em janeiro, onde se encontrou com o presidente Alberto Fernández e participou da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na volta, o petista fez uma escala em Montevidéu, no Uruguai, onde encontrou o presidente Luis Lacalle Pou.

No mês seguinte, Lula seguiu em uma viagem de três dias a Washington, nos Estados Unidos, onde teve compromissos que incluíram um encontro com o presidente Joe Biden. Já a terceira viagem foi justamente a mais recente, realizada entre os dias 11 e 16 deste mês, quando Lula visitou a China e fez uma passagem, no retorno, pelos Emirados Árabes Unidos.

A próxima viagem de Lula acontecerá entre os dias 21 e 26 de abril. De acordo com o Itamaraty, o presidente fará uma viagem a Portugal de 21 a 25 de abril. No dia 24, o presidente participará da entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. Em seguida, Lula viajará a Madrid, na Espanha, onde ficará nos dias 25 e 26 de abril.

A agenda internacional do presidente tem sido intensa e gerou críticas por parte da oposição, que alega que o país precisa de atenção e cuidados internos. No entanto, os defensores do petista destacam a importância da presença do presidente no cenário internacional, fortalecendo as relações diplomáticas e buscando parcerias para o desenvolvimento do país.

Lula também tem utilizado suas viagens internacionais para denunciar os retrocessos na política ambiental do governo Bolsonaro e para se reunir com líderes políticos e empresariais com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil.

O presidente ainda não divulgou sua agenda de viagens para os próximos meses, mas é esperado que ele continue a fazer viagens internacionais ao longo de seu mandato, mantendo o Brasil presente no cenário global e buscando parcerias para o desenvolvimento do país.

O site Política Online Brasil, informou que ao final de abril, quando seu governo completará 120 dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá viajado mais do que qualquer outro chefe do Executivo desde o fim do regime militar nos primeiros quatro meses de mandato.

Postagem Anterior Próxima Postagem