MST afirma que Lula errou e que não aceita “focinheira do governo”


João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que embora defenda o governo do presidente Lula em todos os momentos, o movimento não vai aceitar “nenhum tipo de coleira ou focinheira”. Rodrigues ressaltou que o MST tem autonomia em relação ao PT e ao governo.

De acordo com o líder do grupo, Lula errou politicamente ao não atender à pauta da invasão de terra nesse início de governo, e o governo não gostou das ações do movimento. Ele explicou que o papel do MST é reivindicar e que o governo deve ter pedido para que o movimento seja colocado em um “cantinho” para ser atendido depois. Rodrigues afirmou que a decisão não é de Lula, mas sim dos ministros da burocracia do governo, e que é uma pena.

Nos últimos meses, o MST invadiu diversas terras produtivas pelo Brasil como parte do “Abril Vermelho”. No início, o governo demorou para repudiar os atos de vandalismo. O movimento ainda ocupou diversas unidades do Incra e a sede da Embrapa em Pernambuco. A declaração de Rodrigues enfatiza a importância da autonomia do movimento na busca por seus direitos e na defesa de suas pautas.

Postagem Anterior Próxima Postagem