Queda histórica: consumo de carne bovina atinge menor nível em 18 anos no Brasil


Consumo de carne bovina no Brasil atinge menor nível em 18 anos

O consumo de carne bovina no Brasil atingiu o menor nível em 18 anos, de acordo com um relatório divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA. Segundo o documento, foi o quarto ano seguido de queda no consumo per capita (por habitante). Essa queda no consumo ocorreu mesmo com um aumento de 6,5% na produção de carne bovina no ano passado.

O relatório destaca que, apesar da alta da produção, os preços não caíram para o consumidor final, já que o excedente foi exportado. Do total de 7,9 milhões de toneladas de carne bovina produzida, 65% foram consumidas no mercado interno e 35% foram vendidas ao exterior, com um crescimento de 23,8% sobre 2021.

O aumento da produção não foi suficiente para reduzir os preços, que continuam em alta desde 2020. Em 2022, o preço médio da carne bovina subiu 1,84%, desacelerando em relação ao aumento de 7% em 2021. O aumento de preços em 2020 foi impulsionado pelas compras da China, que levaram a um aumento de 18% no preço médio da carne bovina.

O relatório prevê um aumento na produção de carnes e na demanda por exportações em 2023, mas não faz projeções sobre o consumo, que deve se manter em queda. Os dados de 2022 estão em linha com os números oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontam a disponibilidade per capita de carne bovina em 25,9 kg por habitante no ano passado, o menor nível desde o início da série histórica, em 1996.

Embora a oferta de carne no mercado interno tenha crescido, a população tem optado por consumir menos carne bovina, em parte devido aos preços elevados e também devido a preocupações com a saúde e o meio ambiente. A produção de carne bovina é uma das principais causas do desmatamento da Amazônia e da emissão de gases de efeito estufa.

A tendência de queda no consumo de carne bovina no Brasil deve continuar nos próximos anos, impulsionando a busca por alternativas como a carne vegetal e a carne de frango. Empresas como a JBS e a Marfrig já estão investindo em alternativas à carne bovina para atender a essa demanda crescente por alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

Postagem Anterior Próxima Postagem