Rui Costa relaciona Bolsonaro a ataques em escolas: “Brasil colhe o que plantou”


O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em sua agenda em Salvador que os recentes ataques a escolas que estão amedrontando a população são fruto do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Costa, o ex-presidente incentivava um comportamento violento na população. 

Em seu discurso, o ministro relembrou episódios em que o ex-mandatário incentivava crianças a fazerem gestos de armas de fogo em eventos oficiais, com imagens amplamente veiculadas. “O ex-presidente fazia [isso] com frequência botando criança no colo, fazendo sinal de arma e estimulando grupos armados, estimulando ódio”, disse Costa. 

Na visão do ministro, o Brasil está colhendo o que foi plantado durante os quatro anos de governo Bolsonaro. “Infelizmente, comandado pelo ex-presidente da República, se plantou ódio, racismo, preconceito contra as mulheres, preconceito contra nordestino, preconceito contra negro”, pontuou Rui. 

Os ataques a escolas têm chocado a população nos últimos tempos. Vidas foram ceifadas e isso tem deixado pais e crianças em alerta. Para tentar lidar com a situação, o governo lançou o programa Escola Segura, canal que liga escola e justiça, a fim de facilitar denúncias.

Devido aos recentes episódios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para a próxima terça-feira (18/4), pela manhã, no Palácio do Planalto. Lula pretende estruturar parceria de todos os poderes, em todas as instâncias, “para um mutirão a favor da vida”, segundo explicou Rui Costa. 

Na reunião, Lula receberá autoridades de diversas esferas políticas, incluindo os 27 governadores, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado, além do procurador-geral da República. O objetivo do encontro é discutir sobre o assunto e encontrar soluções para lidar com a violência nas escolas.

Além disso, após a reunião com os políticos, Lula deve se reunir com líderes religiosos. “Posteriormente a essa reunião, o presidente fará uma reunião com todas as religiões do país, todo mundo que professa fé diferente e vai fazer o apelo também às religiões pela paz, pelas crianças, pela vida e que as famílias voltem a abraçar seus filhos”, acrescentou Costa.

Em sua fala, o ministro ressaltou que o Brasil precisa reconstruir seus valores e reconstruir não é apenas uma questão de obras, mas também de valores. A intenção do governo é unir esforços para garantir a segurança nas escolas e promover a cultura da paz. 

A notícia foi veiculada no site Política Online Brasil e teve grande repercussão nas redes sociais, com muitos internautas concordando com as declarações do ministro e pedindo mais ações para combater a violência nas escolas.

Postagem Anterior Próxima Postagem