URGENTE: Líderes do governo Lula irão apoiar CPMI 08/01, após vídeos divulgados


Líderes da base governista anunciaram seu apoio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional, após a divulgação de imagens pela rede CNN mostrando o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto durante a invasão do prédio em 8 de janeiro. A decisão foi tomada em coletiva de imprensa após uma reunião dos líderes na Câmara dos Deputados.

José Guimarães, líder do governo na Câmara, afirmou que “ninguém brinca com a democracia” e que se o Congresso quiser instalar a CPMI, eles estão prontos para ajudar nas investigações. A criação da CPMI tem sido apoiada pela oposição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e “provar a omissão do governo”.

Desde o início do ano legislativo, parlamentares da oposição têm pressionado o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pela instalação da CPMI, que exige a adesão de 171 deputados e 27 senadores. Pacheco adiou ontem a instalação da Comissão após pressão do Governo Lula.

Flávio Dino, ministro da Justiça, já se posicionou contra a CPMI por diversas ocasiões.

Postagem Anterior Próxima Postagem