Bolsonaro pode ser convocado para depor na CPMI, indica requerimento apresentado por deputado do PT


Deputado do PT protocola requerimento para que Bolsonaro seja ouvido na CPMI de 8 de janeiro.


O deputado federal Rogério Corrêa (PT-MG) oficializou nesta sexta-feira (26) um pedido para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) compareça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro. O requerimento apresentado pelo parlamentar precisa ser aprovado pelos membros da comissão em uma reunião que ocorrerá na próxima semana.


O pedido de Corrêa argumenta que a agitação política que culminou no ataque aos prédios dos Três Poderes foi alimentada pela ação e omissão de Bolsonaro em resposta à sua derrota eleitoral. O documento sugere que o ex-presidente incitou a agitação por meio de discursos enganosos e tentativas de descredibilizar a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


No requerimento, o deputado menciona atos de vandalismo que teriam sido planejados antes das eleições, associando-os ao comportamento de Bolsonaro em relação à segurança das urnas eletrônicas e à integridade dos ministros da Corte Eleitoral e da Suprema Corte. Corrêa afirma que a "recusa" de Bolsonaro em reconhecer a eleição de seu oponente e suas "várias declarações ambíguas" incentivaram seus apoiadores a interpretar suas palavras como um aval para protestos violentos e paralisações de rodovias, culminando em atos de terrorismo no dia 8 de janeiro.


O deputado argumenta que Bolsonaro deve ser responsabilizado por seus atos que contribuíram para a violência, vandalismo e terrorismo, justificando assim a necessidade de sua presença na CPMI. O requerimento será avaliado pelos membros da comissão na próxima semana, quando decidirão se Bolsonaro será convocado para prestar esclarecimentos.


Além do pedido de Rogério Corrêa, outros requerimentos foram apresentados à CPMI. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) solicitou a convocação de Mauro Cid, ex-assistente de Bolsonaro, que encontra-se preso sob suspeita de ter falsificado o cartão de vacinação Covid-19 do ex-presidente e de membros de sua família.


A CPMI tem como objetivo investigar possíveis irregularidades relacionadas aos atos ocorridos no dia 8 de janeiro e apurar responsabilidades. A presença de Bolsonaro na comissão pode fornecer esclarecimentos e contribuir para o andamento das investigações em curso. O desfecho dessa solicitação será aguardado com expectativa pelos envolvidos e pela opinião pública. O site Política Online Brasil acompanhará os desdobramentos dessa importante investigação para a democracia brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem