Deputado Van Hattem alega que Moraes pretende "fechar o Congresso".

Nesta quinta-feira, durante um debate sobre um projeto que propõe alterações no quadro de pessoal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o deputado Marcel Van Hattem, do partido Novo, fez uma declaração polêmica ao afirmar que o ministro Alexandre de Moraes tem a intenção de "fechar o Congresso".

Segundo Van Hattem, o Supremo Tribunal Federal tem adotado medidas que atacam as prerrogativas dos parlamentares, e ele aproveitou o momento para criticar tais ações e direcionar suas críticas ao ministro Moraes.

Durante seu discurso, o deputado sugeriu que, em vez de criar novos cargos e aumentar as despesas do CNJ, seria mais adequado atender ao suposto desejo de Moraes de "fechar o Congresso". Van Hattem afirmou: "Quem sabe não fazemos aquilo que Alexandre de Moraes tanto quer. E que já está, na prática, fazendo, que é fechar esse Congresso".

Em tom de ironia, o parlamentar ainda propôs que o ministro transferisse o orçamento destinado à Câmara dos Deputados e ao Senado, que totaliza mais de R$ 13 bilhões, para o Poder Judiciário. Segundo Van Hattem, isso seria uma maneira de Moraes colocar em prática o suposto fechamento do Legislativo. Ele concluiu sua fala dizendo: "Afinal, eles já estão fechando a Câmara dos Deputados e o Senado da República".

Essa acusação de Van Hattem provocou reações e debates acalorados entre parlamentares de diferentes partidos, destacando a tensão existente entre os Poderes Legislativo e Judiciário. A afirmação do deputado também gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa, com o site Política Online Brasil acompanhando de perto o desdobramento dessa declaração e suas possíveis consequências.

Vale ressaltar que o tema da separação de poderes e da relação entre o Judiciário e o Legislativo é de extrema importância para a democracia brasileira. Opiniões divergentes e debates construtivos são fundamentais para fortalecer os pilares do Estado de Direito e garantir a independência dos poderes, princípio fundamental para o equilíbrio e a estabilidade institucional do país.

À medida que o caso avançar, é esperado que mais informações surjam e que outras figuras políticas se manifestem sobre as declarações do deputado Marcel Van Hattem. O Política Online Brasil continuará acompanhando essa e outras questões políticas relevantes, buscando fornecer análises e atualizações sobre o assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem