Juiz Eduardo Appio é Removido do Comando da Lava Jato por Determinação do TRF-4


Nesta segunda-feira (22), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) emitiu uma medida cautelar para o afastamento juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal, ele terá 15 dias para apresentar uma defesa prévia.

O TRF-4 afirma que Appio foi o responsável por uma ligação telefônica com ameaças de m0rte ao filho do desembargador Marcelo Malucelli. Em abril, Malucelli paralisou o processo de revogação do mandado de prisão do advogado Rodrigo Tacla Durán, uma decisão feita por Appio, o novo comandante da Lava Jato e um apoiador declarado de Lula, para quem fez uma doação durante a campanha eleitoral no ano passado.

Appio revogou o mandado de prisão de Durán para incluí-lo no programa federal de testemunhas protegidas. Isso aconteceu depois que Durán reavivou alegações de um caso de extorsão supostamente envolvendo Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

Além disso, Appio fez uma revelação nesta segunda-feira, admitindo que assinou documentos do sistema eletrônico da Justiça Federal usando o pseudônimo LUL22 em um ato de militância. Ele também esboçou seus planos para desmantelar o legado da Operação Lava Jato, a partir de um caso de suposto grampo na cela do doleiro Alberto Yousseff em 2014.

Postagem Anterior Próxima Postagem