TSE condena Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro por propaganda eleitoral “ofensiva” contra Lula


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma condenação aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), impondo uma multa por propaganda eleitoral que teria difamado a honra e a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022. O termo “faz o L” foi associado a drogas, ab0rto, prejuízos no mercado financeiro e outras alegações.

Os ministros do TSE analisaram uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança, do candidato eleito à presidência, na qual alegava propaganda eleitoral irregular na internet com práticas consideradas “ilícitas e imorais”. O valor da multa será determinado posteriormente, e os ministros também ordenaram a remoção do conteúdo.

A disseminação de desinformação teve início com um vídeo gravado por Nikolas Ferreira de Oliveira, que foi compartilhado pelos demais apoiadores de Bolsonaro em suas redes sociais. A produção associava o slogan “Faz o L” ao uso de drogas, contracheques com descontos de contribuição sindical e censura.

Essa condenação pelo TSE destaca a responsabilidade dos políticos em relação à propaganda eleitoral, visando garantir uma campanha justa e respeitosa.

Postagem Anterior Próxima Postagem