URGENTE: Alexandre de Moraes ordena investigação contra Google e Telegram por críticas ao PL das Fake News


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (12) que a Polícia Federal abrirá um inquérito para investigar diretores e outras autoridades do Google e do Telegram. A investigação está relacionada a campanhas críticas ao Projeto de Lei das Fake News.

A determinação de Moraes foi uma resposta a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR tomou essa medida após uma notícia-crime ser apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

O Projeto de Lei das Fake News tem sido um tema polêmico e de grande debate no cenário político brasileiro. Ele visa combater a disseminação de notícias falsas e desinformação nas plataformas digitais. No entanto, críticos argumentam que a lei pode ferir a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários.

As campanhas contra o Projeto de Lei das Fake News, supostamente conduzidas por diretores e autoridades do Google e do Telegram, despertaram a atenção das autoridades. A abertura do inquérito permitirá uma investigação aprofundada para apurar possíveis irregularidades nessas ações.

É importante ressaltar que as investigações estão em estágio inicial e ainda não há conclusões sobre a existência de práticas ilegais por parte das empresas mencionadas. O objetivo do inquérito é esclarecer os fatos e verificar se houve violações da legislação vigente.

O site Política Online Brasil buscou entrar em contato com as empresas envolvidas para obter posicionamentos e informações adicionais sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes demonstra a relevância do debate em torno do Projeto de Lei das Fake News e destaca a importância de garantir um ambiente digital seguro e livre de desinformação. O desdobramento desse inquérito será acompanhado de perto, pois pode ter impactos significativos no futuro da legislação sobre fake news no país.

A Política Online Brasil continuará acompanhando o desenrolar desse caso e fornecerá atualizações assim que houver novas informações disponíveis.

Postagem Anterior Próxima Postagem