Casa Branca envia ALERTA ao Brasil por visita de navios da Marinha do Irã ao Rio de Janeiro


Ainda repercute a polêmica em torno da atracação de navios de guerra iranianos no porto do Rio de Janeiro, em uma operação firmada pelo governo brasileiro, apesar dos apelos dos Estados Unidos para que isso não ocorresse.

Agora, a Casa Branca emitiu um alerta, apontando que o Brasil está enviando uma mensagem errada para o mundo ao autorizar a visita dos navios.

A crítica foi feita por Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, que ressaltou a preocupação dos EUA em relação às atividades iranianas que violam a segurança internacional e representam uma ameaça à segurança marítima.

Segundo ela, “hospedar embarcações navais iranianas pertencentes a um regime que está brutalmente reprimindo seu povo e fornecendo armas à Rússia para usar na guerra contra a Ucrânia e envolvido em terrorismo e proliferação de armas em todo o mundo envia uma mensagem errada na direção errada”.

A disputa entre os EUA e o Irã tem se acirrado nos últimos anos, com incidentes envolvendo navios-tanque e apreensões de navios por parte da Guarda Revolucionária Iraniana.

Os EUA responderam a esses incidentes enviando navios de guerra e aviões de patrulha para a região e impondo novas garantias ao Irã.

Além disso, os EUA adotam uma postura firme em relação ao comércio de petróleo do Irã, suspendendo a compra de petróleo iraniano por empresas estrangeiras.

Enquanto isso, o governo brasileiro segue com a autorização para a visita dos navios iranianos, o que tem gerado críticas da comunidade internacional e levantado questionamentos sobre a postura do país em relação a regimes ditatoriais e a defesa dos direitos humanos.

Postagem Anterior Próxima Postagem