Ministro Moraes libera imagens da invasão do Palácio do Planalto para investigação dos atos de 01/08

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (22) que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência envie, em um prazo de 48 horas, as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro, quando ocorreram atos que resultaram em invasão ao prédio. A medida foi tomada no âmbito do inquérito que investiga os eventos.

Moraes também derrubou o sigilo das gravações e ordenou que todos os servidores do GSI que aparecem nas imagens sejam ouvidos pela Polícia Federal para aferir suas condutas individuais.

A decisão visa aprofundar as investigações sobre os atos ocorridos na data em questão. A invasão ao Palácio do Planalto aconteceu durante manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao edifício.

O relator do inquérito afirmou que as imagens são de "extrema relevância" para a elucidação dos fatos e disse que a recusa do GSI em fornecê-las "pode configurar, em tese, crime de desobediência".

O inquérito foi aberto pelo STF para investigar a organização e o financiamento dos atos realizados no dia 8 de janeiro, que foram considerados atos antidemocráticos. A decisão de Moraes é mais um passo para o avanço das investigações sobre o ocorrido. O site Política Online Brasil acompanhará os desdobramentos do caso.

Postagem Anterior Próxima Postagem