Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expõe fake news da Choquei e comenta sobre cortes no governo Lula

Nesta sexta-feira (12), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para desmentir uma notícia falsa compartilhada pela página Choquei e mencionou os cortes promovidos pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que afetaram milhares de brasileiros. A informação falsa divulgada pela Choquei utilizou dados de 2022 sobre o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil para elogiar o governo Lula.

No entanto, Michelle destacou que os dados apresentados pertencem à gestão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela ressaltou que a situação descrita na postagem era a realidade de outro governo, referindo-se ao governo atual.

A ex-primeira-dama também relembrou que, em abril, cerca de 1,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família que moram sozinhos foram bloqueados pelo governo Lula, afetando todos os que se inscreveram no segundo semestre de 2022. Michelle criticou a falta de menção aos cortes promovidos pelo governo atual, ressaltando que muitas pessoas tiveram seu auxílio cortado.

A página Choquei utilizou a imagem do presidente atual, mas não informou aos seus seguidores que a pesquisa que valida os números se refere ao governo de Jair Bolsonaro. O Auxílio Brasil manteve a entrega de R$ 600, valor três vezes maior do que era pago no Bolsa Família nos governos petistas

Os dados sobre a queda da desigualdade foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11), referentes ao índice de Gini, que mede a desigualdade de renda. De acordo com o índice, o rendimento médio mensal domiciliar per capita caiu em 2022, atingindo o menor valor da série histórica. O Auxílio Brasil contribuiu para a redução da desigualdade.

A analista do IBGE, Alessandra Brito, explicou que a queda na desigualdade reflete a volta de muitas pessoas ao mercado de trabalho, o auxílio recebido pelos mais pobres e a pequena redução no rendimento do 1% mais rico.

A nota emitida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pode ser lida na íntegra no site Política Online Brasil, onde a matéria original foi publicada.

VEJA A POSTAGEM DA EX-PRIMEIRA-DAMA

Postagem Anterior Próxima Postagem