Lula é criticado pelo jornal dos EUA por não ser um parceiro do Ocidente


O site Política Online Brasil destacou em sua página a análise publicada pelo jornal norte-americano The Washington Post sobre a política internacional adotada pelo presidente brasileiro, Lula. O artigo intitulado "O Ocidente esperava que Lula fosse um parceiro. Ele tem seus próprios planos" discute a postura do líder brasileiro em relação a temas como a invasão russa na Ucrânia, os navios de guerra iranianos atracados no Rio de Janeiro, a viagem à China e o envio de um conselheiro para conversar com Nicolás Maduro, ditador da Venezuela.

Segundo o texto, a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022 aumentou o otimismo dos Estados Unidos de que o Brasil "poderia ser um parceiro na promoção de normas democráticas no Hemisfério Ocidental e além". No entanto, o presidente brasileiro tem tomado decisões que, segundo o artigo, mostram pouca preocupação se antagoniza Washington ou o Ocidente.

A recusa de Lula em assinar um documento que condena a invasão russa na Ucrânia é um dos pontos mencionados na análise. Além disso, o artigo destaca a postura do governo brasileiro em relação aos navios de guerra iranianos que foram atracados no Rio de Janeiro e o envio de um conselheiro para conversar com Nicolás Maduro, ditador da Venezuela. 

O texto também aborda o papel do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento, criado em 2015 pelos Brics, e que...

Continue lendo 

Postagem Anterior Próxima Postagem